quarta-feira, março 14, 2007

A DESILUSÃO???


Neon Bible
A desilusão?

O primeiro álbum dos Arcade Fire, Funeral é algo de hipnótico.
É um dos poucos álbuns que adorei de uma ponta à outra logo desde a primeira vez que ouvi.
Ao segundo álbum, Neon Bible, a banda parece perder muitas das características que a tornavam única e que lhe conferiam um género (quase) próprio muito difícil de imitar.
O que mais me levou a eleger Funeral como um dos meus álbuns favoritos, foram a sua imprevisibilidade (bem notória, por exemplo, no final de "Crown Of Love" com a mudança rítmica) a sua alegria, a vontade que me dava de o cantar e, ao mesmo tempo, a capacidade de fazer melodias simples, lindas, de partir o coração.
Neon Bible, destas 4 características, perde as duas primeiras. A maioria das músicas é previsível e mais ou menos constante do princípio ao fim. As músicas vão em crescendo, em complexidade e em sonoridade, mas nunca (ou muito raramente) têm mudanças significativas e inesperadas.
Por outro lado, raramente vemos os dois vocalistas a gritar de forma contagiante como tão frequentemente havia no primeiro álbum.
É um álbum mau? Muito longe disso. Tem uma produção fenomenal e muitas das músicas são bastante boas. Aliás, o meu problema deve ser a comparação constante com o seu antecessor. Se este fosse o primeiro álbum da banda diria, provavelmente, que ele era bastante bom. Mas as comparações são inevitáveis.
E para mais, quem os viu em Paredes de Coura sabe bem do que estou a falar. Foi assim uma coisa para o lado de lá...
Resta-me então aguardar a chegada de Neon Bible em solo tuga. :)

Sem comentários: